terça-feira, 18 de junho de 2013

A 'cura gay' e Durkheim

Quando fiquei ciente da aprovação da 'cura gay', idealizada pelo pastor Marco Feliciano (PSC-SP), logo veio à cabeça o sociólogo Émile Durkheim. Explico.

Durkheim nasceu num universo revolucionário: Revolução Francesa, A Comuna de Paris, entre outros manifestos. Em sua teoria, destaca-se sobre o "fato social", que exerce influência e forma o indivíduo. Isto é, você não nasce livre e, ainda, seu pensamento é influenciado pela sociedade. Com isso, você passa a reagir em determinadas questões como, por exemplo, casamento de pessoas do mesmo sexo, sendo um ato ilegal. Claro, dependendo da forma como você foi educado.

Ainda na teoria de Durkheim, toda referência do sujeito vem da sociedade através de dois mecanismos coercitivos, que são: regras morais - que define o comportamento social; e as regras jurídicas - que são as leis, que foram definidas pelo Estado.

E o pior: o receptor que, desde a infância, foi influenciado com modos conservadores, tornará-se reprodutor desse código moral para as futuras sociedades e, infelizmente, criando mais "Felicianos" no País.

Um número significante foi às ruas protestar em relação às demandas do País. Espero que, nesse montante, não há Felicianos, Calheiros e outros reprodutores de costumes/crenças conservadoras, que atrasam o País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário